IMI sobe para quem tiver mais casas

O programa de Governo previa já introduzir a progressividade no IMI e o Programa de Estabilidade concretiza que a taxa crescerá em função do número de imóveis detidos pelos proprietários. O arrendamento será incentivado.

O Governo pretende introduzir um “mecanismo de progressividade na tributação directa do património imobiliário, tendo por referência o património imobiliário global detido”. A medida consta do Programa de Estabilidade conhecido esta quinta-feira, 21 de Abril, e que será enviado a Bruxelas.

A introdução de progressividade na taxa de imposto era já uma medida constante do Programa de Governo que aí se propunha a fazer uma revisão da tributação municipal do património, “ponderando a introdução da progressividade no IMI”. O Programa de Estabilidade vem agora concretizar de que forma isso será feito: na prática, a taxa de IMI será mais elevada em função do número de propriedades que o contribuinte tenha registadas em seu nome o que deverá incluir não só prédios de habitação ou serviços, mas também, por exemplo, terrenos para construção ou rústicos.

Ler o artigo completo:

JORNAL DE NEGÓCIOS | IMI sobe para quem tiver mais casas